Você sabe qual a diferença entre EES, ETIAS e ETA?
Diferenças entre EES, ETIAS e ETA
Você sabe qual a diferença entre EES, ETIAS e ETA?
EES (Entry/Exit System ou Sistema de Entrada/Saída): é um sistema automatizado da União Europeia, em vigor a partir de outubro de 2025, que substitui o carimbo manual no passaporte por registros digitais biométricos (foto facial e impressões digitais) para viajantes de fora da UE/Espaço Schengen em estadias curtas (até 90 dias).
Propósito: Modernizar e reforçar o controle de fronteiras externas do Espaço Schengen para cidadãos de países terceiros (que não são da UE), como os brasileiros.
ETIAS (Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem): É uma autorização prévia de viagem. Viajantes de países isentos de visto (como o Brasil) precisarão solicitar o ETIAS online antes de embarcar.
30 países europeus do Espaço Schengen, incluindo os principais destinos turísticos como França, Itália, Espanha, Portugal e Alemanha, além de membros da UE como Romênia, Bulgária e Chipre, e microestados como Vaticano e Mônaco utilizam.
Propósito: Reforçar a segurança e o controle de fronteiras na área Schengen, pré-identificando riscos de segurança, migração irregular ou epidemias apresentadas por viajantes isentos de visto.
Valor: 20 euros (EUR) para viajantes entre 18 e 70 anos.
ETA (Electronic Travel Authorization - Autorização Eletrônica de Viagem): É uma autorização eletrônica de viagem, obrigatória para cidadãos de países isentos de visto que desejam visitar alguns países. Voltada para turismo, negócios ou trânsito de curta duração.
Países que utilizam: Reino Unido, Canadá, Austrália.
Propósito: Permitir que viajantes de países isentos de visto entrem no território para estadias curtas, como turismo, negócios ou estudos rápidos aumentando a segurança nas fronteiras através de triagem prévia, digitalização de processos de imigração e monitoramento de visitantes isentos de visto.
Valor: 16 libras esterlinas por pessoa.
Fonte:
Nomad Global
CP4
CNN Brasil
Fale Conosco por E-mail