Como investir no Brasil sendo estrangeiro: passo a passo completo para obter CPF, CNPJ e autorização de residência.
Para o investidor estrangeiro — pessoa física ou jurídica — que deseja investir no Brasil, é essencial seguir algumas etapas formais junto à Receita Federal, Banco Central e outros órgãos brasileiros. Abaixo, apresentamos um passo a passo simplificado preparado pela FK Consultoria.
1º Passo – Obtenção do CPF e/ou CNPJ
O primeiro documento a ser providenciado para o futuro investidor estrangeiro pessoa física é o CPF (Cadastro de Pessoa Física) junto à Receita Federal.
Nos casos de investimento por pessoa jurídica, deve ser providenciado o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).
2º Passo – Constituição da empresa
Com o CPF e/ou CNPJ em mãos, é possível dar início à constituição da empresa no Brasil. Essa etapa normalmente é conduzida por um contador ou advogado, e a FK Consultoria pode auxiliar nos aspectos técnicos que envolvem registros junto ao Banco Central.
3º Passo – Conta corrente da empresa brasileira em banco com autorização para operar câmbio
Para o ingresso de capital estrangeiro, a empresa brasileira precisa possuir conta corrente e cadastro na área de câmbio em banco com autorização para operar câmbio no Brasil.
4º Passo – Registros e autorizações junto ao Banco Central para o investimento estrangeiro
O próximo passo é registrar no Banco Central tanto a empresa constituída quanto o sócio estrangeiro. Esses registros são fundamentais para a formalização do investimento estrangeiro.
5º Passo – Envio do Capital Estrangeiro ao Brasil (Capitalização)
O envio de recursos deve ser feito a partir da conta bancária jurídica do investidor estrangeiro (no caso de pessoa jurídica) ou da conta física (no caso de pessoa física), com destino à conta corrente da empresa brasileira receptora.
6º Passo – Autorização de residência por investimento e CRNM
Após a aprovação do Ministério da Justiça quanto à autorização de residência ou visto, o estrangeiro deve solicitar o CRNM (Carteira de Registro Nacional Migratório) junto à Polícia Federal.
Com o apoio da FK Consultoria, investidores estrangeiros podem seguir todas as etapas com segurança jurídica e orientação especializada, desde a obtenção do CPF até o registro de capital estrangeiro e regularização migratória.
Fale Conosco por E-mail