Autorização ETA será exigida para visitar o Reino Unido a partir de 2025
O governo britânico confirmou que o Reino Unido expandirá seu programa de Autorização Eletrônica de Viagem (ETA) para viajantes do mundo todo já a partir do ano que vem. Com isso, os brasileiros precisarão apresentar o documento eletrônico para entrar no país a partir de 8 de janeiro de 2025.
O portal UK-ETA possui as devidas informações sobre a autorização ETA do Reino Unido para cidadãos brasileiros.
A ETA servirá para simplificar as viagens ao Reino Unido para visitar familiares e amigos de cerca de 220 mil brasileiros residentes no país. O documento também beneficiará cerca de 267 mil brasileiros que visitam o Reino Unido anualmente a lazer, negócios ou estudos.
O documento tem como objetivo melhorar a segurança da fronteira para ajudar a evitar a imigração ilegal, além de identificar possíveis ameaças à segurança nacional antes mesmo de chegarem ao solo britânico. A ETA também foi projetada para melhorar o controle de fronteiras e agilizar o processo de imigração.
A solicitação do ETA e aprovação deverá acontecer antes mesmo da viagem, e o documento será vinculado ao passaporte do viajante. A ETA terá um custo de 10 libras esterlinas (cerca de R$ 72*) e permitirá várias viagens ao Reino Unido para estadias de até 6 meses por vez ao longo de dois anos ou até que o passaporte do titular expire.
*Cotação referente ao dia 18 de setembro de 2024.
O processo para o ETA será rápido, on-line. Para a emissão do documento, não será necessário ir a consulados, embaixadas ou escritórios de vistos para uma entrevista presencial ou para apresentar documentos.
O processamento de uma solicitação de ETA poderá levar até três dias. Os viajantes receberão a decisão, se aprovada ou rejeitada, pelo endereço de e-mail que forneceram. Se for concedida, a ETA será vinculada ao passaporte usado na solicitação, portanto, não será necessário imprimi-lo.
Se uma solicitação de ETA for negada, o solicitante poderá preencher um novo formulário e pagar a taxa novamente. No entanto, isso só é recomendado se o visitante conseguir resolver os problemas da primeira solicitação.
Na chegada ao Reino Unido
Como se trata de um documento eletrônico, os viajantes brasileiros não precisam levar uma cópia física da ETA. Ainda assim, eles podem imprimir o documento e levar uma cópia impressa com eles ou estar preparados para mostrar o e-mail em sua caixa de entrada em caso de circunstâncias sem precedentes.
Antes de embarcar, será verificado se os viajantes têm o documento de permissão de viagem apropriado, escaneando seus passaportes. As companhias aéreas só permitirão o embarque de viajantes brasileiros que apresentarem uma ETA ou visto válido do Reino Unido.
Depois de passar pela segurança da fronteira, é possível viajar livremente entre os quatro países do Reino Unido: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.
A ETA não garante a entrada no Reino Unido.
Na chegada, os cidadãos brasileiros com ETA aprovada no Reino Unido ainda devem apresentar seus documentos de identidade à UK Border Force ou passar por um eGate. É possível que o brasileiro tenha que fornecer comprovante de viagem. Normalmente, isso significa apresentar uma passagem para deixar o Reino Unido dentro de seis meses após a chegada. Se solicitado, os viajantes brasileiros também devem mostrar evidências de que têm
fundos suficientes para se sustentar durante toda a estadia.
Os visitantes brasileiros podem usar todos os meios de transporte dentro do Reino Unido, como trens, balsas e voos locais. Antes de embarcar em uma balsa ou em um voo interno no Reino Unido, basta apresentar um documento de identidade, geralmente um passaporte ou carteira de motorista.
Fonte: https://www.panrotas.com.br/mercado/destinos/2024/09/como-sera-a-autorizacao-eta-para-visitar-o-reino-unido-a-partir-de-2025_209408.html
Fale Conosco por E-mail